-
Arquitetos: Estudio Fernández-Vivancos, abalosllopis arquitectos; Estudio Fernández-Vivancos, abalosllopis arquitectos
- Ano: 2009
-
Fotografias:Jose Manuel Cutillas
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de Can Feliç nos oferece a oportunidade de investigar sobre os conceitos do único e do múltiplo, do igual e do diferente, como forma de aprofundar-nos no conhecimento das relações humanas que se estabelecem entre indivíduo e sociedade.
Como método de trabalho se parte do princípio da Arquitetura Aditiva enunciado em 1970 por Jørn Utzon, "uma nova expressão arquitetônica com os mesmos atributos e efeitos que se obtém, por exemplo, ao adicionar mais árvores a um bosque, mais cervos a uma manada, mais pedras a uma praia..”
Cada grupo de oito crianças forma uma pequena família e a cada uma delas se atribui um espaço independente, uma casa. Todas são iguais e ao mesmo tempo são diferentes pela sua posição em relação ao sol, as vistas e a relação com seus vizinhos. Em seu conjunto formam uma comunidade que se reúne entorno do espaço central, um lugar comum como um pátio coberto onde dividir experiências, uma casa pátio.
A comunidade pertence a um grupo maior integrado na cidade, de modo que o espaço central tem uma continuidade em um bosque onde as unidade encontram abrigo, uma casa patio dentro do bosque. O bosque cresce e se funde com o espaço urbano, formando um jardim de acesso público que é voltado para o Deserto de las Palmas, paisagem fundamental da identidade comum de Benicàssim, Can Feliç uma casa pátio dentro do bosque na paisagem de Benicàssim.
Originalmente publicado em 31 Janeiro, 2013.